terça-feira, 1 de julho de 2008

Onde os Fracos não tem Vez, de Ethan Coen e Joel Coen


Quando era garoto, Joel economizou dinheiro suficiente cortando gramas para assim comprar uma câmera Vivitar Super-8 e junto com seu irmão Ethan refaziam filmes que viam na televisão estrelados pelo vizinho da mesma idade.
Aprenderam cinema praticando e brincando. Fizeram curtas metragem, assistência de direção e de produção em uma pequena produtora, até começarem a estudar na universidade.

Em 1981 foram assistentes de direção numa pequena produção dirigida pelo estreante Sam Raimi (hoje o todo poderoso diretor da trilogia do Homem-Aranha). Até que em 1984 conseguiram financiamento para filmar o roteiro escrito por eles chamado “Gosto de Sangue”.
Gosto de falar sobre este inicio de careira deles pois agora, com quatro Oscar nas mãos, a mídia coloca os Irmãos Coen num pedestal de deuses, seres que nasceram prontos, geniais. Quando seria muito mais interessante falar sobre a trajetória de duas pessoas comuns que tinham um sonho de realizar cinema, e arregaçaram as mangas para isto durante uma vida toda.
Onde os Fracos não tem Vez, é a conseqüência desta determinação.
Os Coen tem uma filmografia crescente, onde cada vez mais se aprofundam na investigação sobre o individuo comum lidando com circunstâncias adversas. Ou mais, a história é uma espécie de suspense ambientada no faroeste, com seqüências de perseguição de tirar o fôlego. Mas, acima de tudo, é um estudo sobre o ser humano, um mergulho na psicologia da violência, cuja riqueza está em observar como as pessoas reagem a um indivíduo de natureza puramente má.
Eles mantem a câmera firme na interpretação dos atores, buscando sempre a verdade, a dualidade. Nem sempre os atores têm acesso ao roteiro do filme, tendo assim que interpretar cena a cena sem saber as reais motivações de seus personagens.
Vencedor de quatro Oscar, dois Globos de Ouro, quatro Baftas e a maioria dos prêmios distribuídos em 2007, este é um excelente filme!

TRAILER DO FILME

Artigos Relacionados

1 comentários:

Ana Maria Saad disse...

a mídia gosta de colocar as pessoas como: nasceram prontas, semideuses, blablabla... até os gênios genuinos apesar de não serem "excluídos" amargam o peso da classificação. detalhe: todo mundo vai morrer... hahahah!

sou sua fã!

bjokas

1 de julho de 2008 às 14:19