terça-feira, 1 de julho de 2008

Mutum (Brasil, 2007)


Vi este filme durante a Mostra de SP. Eu já deveria ter comentado sobre este belo trabalho de estréia de Sandra Kogut na direção de ficção. Mutum é baseado na obra de Guimarães Rosa, Campo Geral.
Na minha opinião, este filme faz parte de uma nova era no cinema nacional. Uma era onde cineastas estreantes colocam o foco principal na atuação dos atores vivendo a situação que o roteiro sugere. Onde a câmera acompanha seus passos, onde a palavra de ordem é “liberdade”. Uma liberdade que investiga a condição humana. Que busca retratar os sentimentos e sensações, o interno que move o externo.

Aqui é contado algo que poderia acontecer em qualquer lugar do universo. Existe uma identificação instantânea por isso.
Mutum é a história de duas crianças iluminadas tendo que encarar o nebuloso mundo dos adultos. Um ritual de passagem que cada dia vem se tornando mais precoce.
Às vezes me pergunto se ainda cabe, neste mundo, a inocência. Se ela por si só se justifica. E de uma forma bem delicada, Mutum fala sobre inocência, sobre sensibilidade, sobre o corpo que já conhece a alma que carrega. Fala sobre rejeição.
Um belíssimo trabalho dos atores.
Sandra Kogut conheceu em torno de mil crianças para a seleção dos intérpretes de Mutum. Entre elas foram selecionadas 25 e, posteriormente, 7.
O nome dos personagens-mirins foram trocados em relação ao livro de João Guimarães Rosa. Eles foram chamados pelos nomes dos próprios atores, todos não profissionais, escolhidos na região das filmagens.
Mutum ainda contou com o fato do protagonista, o menino Thiago da Silva, nunca ter ido a uma sala de cinema até a estréia do filme Mutum. E ter ganhado um prêmio especial do júri do Festival de Miami por sua atuação exatamente no dia do seu aniversário de treze anos.
Assistam!!!

TRAILER DO FILME

Artigos Relacionados

1 comentários:

Ana Maria Saad disse...

ASSISTAM E LEVEM LENCINHOS PARA O NARIZ QUE CHORA...

BJOKAS

1 de julho de 2008 às 14:10