sexta-feira, 14 de maio de 2010

O Preço da Traição, de Atom Egoyan


 Sou sempre seduzido pelo trabalho da Julianne Moore, e num primeiro momento eu não soube dizer se havia gostado ou não deste filme.
    O Preço da Traição me remeteu aos thrillers eróticos que lotavam as prateleiras da locadora onde trabalhei. Aquele típico filme B amparado por cenas eróticas.
    Aqui a historia (uma refilmagem do Francês “Nathalie”) ganha verniz de grande produção nas mãos de Atom Egoyan, diretor canadense especialista em temas como alienação e isolamento, e é justamente seu ponto de vista sobre estas questões que fazem toda a diferença aqui.
    

Catherine (Julianne Moore) é casada com David (Liam Neeson) e juntos têm um filho adolescente, bons empregos e uma bela casa. Ela começa a suspeitar que seu marido esteja lhe traindo e contrata uma garota de programa chamada Chloe (Amanda Seyfried) para seduzi-lo e lhe informar com detalhes sobre o que acontece. Mas Catherine começa a perceber o comportamento estranho de Chloe e teme estar colocando sua família em perigo.
    O interessante do filme é a situação psicológica dos personagens. No caso de O Preço da Traição eu não sei dizer até onde iria se estivesse na pele da personagem de Julianne Morre. As vezes a solidão turva a nossa mente principalmente em situações passionais. Obvio que em determinado momento pensei: Nossa você deveria ter parado por ai. Mas até este momento eu já estaria tão perdido quanto à personagem. É impossível dizer qual será a sua reação a determinada situação até estar diante dela. E o filme propõe uma reflexão sobre isto.
    Quem nunca se permitiu viver uma situação sórdida que atire a primeira peça de roupa.
    Existe um momento anterior às decisões passionais, onde ficamos diante de milhares de linhas de raciocínio e geralmente tropeçamos nos buracos vazios de questões internas não resolvidas e optamos pelos caminhos mais estúpidos.
    Quantas vezes eu já olhei para o lado e me perguntei: O que estou fazendo aqui?
    Acredito que essas situações são conseqüências destes vazios e questões que latejam e incomodam, mas que muitas vezes relutamos olhar. A força não esta na quantidade de peso que conseguimos carregar. Graças a sensibilidade adquirida por conseguir tirar certas coisas dos meus ombros, mas deixá-las sempre a vista para lembrar o que me trouxe até aqui, hoje eu consigo enxergar as portas destas situações e regularmente decido não entrar.
    Uma curiosidade do filme é que durante as filmagens o ator Liam Neeson enfrentou um grande drama quando a sua esposa (Natasha Richarson) sofreu um acidente de esqui e faleceu em seguida. Ele chegou a abandonar as filmagens, mas logo decidiu voltar e finalizar seu trabalho no filme. 



O Preço da Traição (Chloe, Canadá, 2009) Suspense
    
    

Artigos Relacionados

1 comentários:

Unknown disse...

Filmaço!
Me lembrou que os problemas começam e terminam na gente, na nossa loucura mal cuidada que acaba afetando a vida de terceiros, quartos, quintos...

Eles sabem fazer filmes, né!!!

amo seu blog!!! tem mais post novo!!! eeeeeeeeee!!! zaz!!!

15 de maio de 2010 às 13:34