domingo, 1 de junho de 2008

C.R.A.Z.Y. - Loucos de Amor, de François Boulay



Em tempos de expectativa (chata) sobre o primeiro beijo gay na televisão, este filme prova que a sensibilidade é a melhor forma para retratar o ser humano em seu universo particular, e não o sensacionalismo explícito.
Esta produção canadense que levou dez anos para ficar pronta, teve seu roteiro baseado nos diários do próprio François Boulay, diretor do filme.

O filme acompanha os primeiros vinte anos de vida de Zachary (vivido pelos excelentes atores Emile Vallée quando criança e Marc-André Grondin quando adolescente). Da infância marcada pelos aniversários natalinos em que seu pai, invariavelmente, encerra a festa imitando seus cantores favoritos, à sua adolescência, que traz descobertas sobre uma sexualidade diferente e sua negação profunda para não decepcionar a família. E a maturidade, enfim, chega com uma libertadora viagem mística por Jerusalém, a cidade que sua mãe sempre sonhou conhecer.
Mesmo tendo sido escrito a partir das experiências do diretor, o contexto será reconhecido por qualquer pessoa pertencente a uma família numerosa. E mesmo com essa premissa o filme não cai no melodrama. A história mistura de forma inteligente o sagrado e o profano, o pessoal e o universal. Interessante que o tema não se concentra na descoberta sexual, mas sim sobre o amor.
Os pais não são retratados como vilões, mas como duas almas compassivas e honestas que realmente querem o melhor para seus filhos. São bons pais, em outras palavras, personagens críveis.
O diretor do filme ainda contou com toda a habilidade técnica para retratar esses mais de 20 anos de história. Truques cinematográficos aumentam a carga dramática das cenas. Ele utiliza close-ups, ângulos diferenciados, slow-motion e muito charme, mas sem nunca perder o foco nos atores. Tudo isso embalado por uma trilha sonora apaixonante com as músicas de Patsy Cline, David Bowie, Pink Floyd, Rolling Stones, Charles Aznavour e The Cure, entre outras feras.
Recomendo muito este filme!

Artigos Relacionados

1 comentários:

Ana Maria Saad disse...

vc quer comentários geisonildo, aq vai: ..............................

fazia mto tempo que eu não via um filme que me deixasse muda, imóvel, mas internamente em ebulição. vc m viu, ao termino do filme devia estar com cara de louquilda grau 1.000.

c.r.a.z.y.: filmaço belíssimo!

G obrigada, gracias, thanks,

amo vc!

3 de junho de 2008 às 15:37