segunda-feira, 12 de maio de 2008

Louca Obsessão, de Rob Reiner



Este pequeno filme de 1991, baseado num conto do Stephen King me chamou atenção na época pela excelente atuação da atriz Kathy Bates. Dia desses o revi na tevê e pude constatar quão o tema deste filme é atual e interessante.
O filme conta a historia de uma mulher solitária e amargurada que adora ler uma série de contos chamada “Misery”. Ela projeta na personagem do livro tudo o que deseja ser. Enquanto aguarda ansiosa a próxima publicação, ela fica vivenciando em seus pensamentos as emoções a trajetória daquela personagem forte e determinada a vencer na vida.
O filme traz uma reflexão sobre o que acontece quando nos projetamos no outro e desejamos que ele seja e realize tudo o que acreditamos não ter coragem de viver.
Vivemos numa sociedade onde alguém já pensou previamente e determinou o que é certo e errado. Este alguém criou uma cartilha baseada em dogmas a fim de nos programar a viver da maneira que ele julga ser o correto. Desde cedo aprendemos a copiar superiores, a basear nossas escolhas nas que alguém já fez anteriormente e socialmente deu certo. Vivemos uma privação do livre arbítrio. Uma deturpação do significado da liberdade. E um uso indevido do poder e da religião.
Eu mesmo passei boa parte da infância sendo constantemente ameaçado de que a minha falta de obediência me levaria ao inferno, ou quando eu não acatasse tal ordem dos mais velhos estaria dando brechas aos demônios. Chegava a ter pesadelos horríveis. E esses medos impostos me acompanharam até pouco tempo, mexendo na minha auto-estima, me impedindo de tomar decisões próprias, sempre dependendo e buscando a aprovação dos outros.
Não existe uma mágica para acordar e estar livre deste circulo vicioso. É preciso buscar conhecimentos, ampliar os horizontes. É fundamental estar aberto a viver e aprender com novas experiências, pessoas e acreditar naquelas que a sua intuição indicam, somando tudo isto a um auto-conhecimento.
Caso contrário nos tornaremos seres doentes, recheados de energia negativa, dissimulados e prontos para roubar do outro pedaços para preencher nossos vazios. Um dos piores exemplos de ganância é o desejo de possuir o outro. De querer ser igual ao outro. Muitas vezes este desejo é irracional, mas sempre será perigoso e injusto com todos.
Construir qualquer relação tendo como base a vontade de que o outro complemente o que você julga estar faltando sempre resultará em frustrações. Temos que parar de nos enxergar como frações em busca de unidade.
No filme, ela enlouquece quando descobre que no próximo volume sua personagem favorita morrerá. Sua projeção não existirá mais.
É importante respeitar o individual e as motivações de cada um.
Eu mesmo gosto de saber, na medida do possível, o que move e motiva as pessoas que eu amo ou que por alguma razão estão ao meu lado. Desta forma posso aprender a conviver e respeita-las cada vez melhor.

Artigos Relacionados

2 comentários:

Unknown disse...

é meu bem, se mais pessoas se abrissem para o auto conhecimento... muito obrigada por sempre indicar filmes que me mantem acordada! claro que antes nada melhor que chavez pra desanuviar! zaz! escreve mais, vai diz que sim, a não seja ruim!

bjoka

12 de maio de 2008 às 21:19
Anônimo disse...

"quando nos projetamos no outro e desejamos que ele seja e realize tudo o que acreditamos não termos coragem de viver."...Forte isso!
Não consigo nem comentar. Vc já falou e explicou tudo tão bem q....dispensa qualquer comentário.
Bjo

17 de maio de 2008 às 14:54